sexta-feira, 27 de junho de 2008

Ética no Vegetarianismo II

Esse texto é uma continuação do Vegetarismo I, aconselho a ler a primeira parte primeiro.

Porque o ser humano gosta de comer carne? A carne era essencial para o homem, pois esta proporciona energia durante um bom tempo, então os "homos" que gostavam de comer carne e tinham o cérebro desenvolvido para tratar a carne, prepara-la para que o organismo humano tivesse condições de absorve-la sobreviviam, também eram esses que tinham maior habilidade para a caça. Os que não gostavam de carne ou não tinham habilidade para caçar e preparar a carne morriam e não se reproduziam, ou seja, não transmitiam essas características e iam sendo eliminados enquanto os outros sobreviviam e transmitiam biologicamente um cérebro mais desenvolvido e o gosto pela carne para os seus filhos.

Se o paladar é diferente em cada individuo e é determinado pela genética e pelos costumes (bio-social), não seria uma falta total de ética e um tiranismo enorme, querer que todos fossem vegetarianos. Eu conheço muitas pessoas que não gostam de quase nenhum vegetal. É certo acusa-las de anti-éticas? Não seria falta de ética fazer isso?

- Porque comer carne? (Motivo pessoal)

1. Por que é muito gostoso.
2. Por que é forma mais simples de assegurar o provimento constante e em proporções adequadas de todos os aminoácidos essenciais.
3. Por que é uma forma simples de assegurar o provimento constante de Ferro que o organismo necessita, em uma forma que mais é facilmente absorvida.
4. Por que é uma forma simples e natural de prover a vitamina B12.
5. Por que, combinada com vegetais, é a forma mais simples e saborosa de obter uma refeição variada, balanceada, com todos os nutrientes necessários.
6. Por que é possível prepará-la de incontáveis formas diferentes, atendendo a uma grande variedade de gostos, facilitando assim os resultados acima.

O instinto varia para cada individuo, porém ele depende da situação também. Imagina um vegetariano no Alaska, sem comida, com uma espingarda e uma vara de pescar o que ele faria? Ele mataria um urso, pescaria um salmão ou morreria de fome?

Os vegetarianos gostam muito de colocar nos seus discursos os bois, eu pessoalmente adoro peixe e frutos do mar, que conforme eu coloquei na primeira parte do artigo devem ser extraídos de maneira sustentável. Porque eles resumem carne ao boi?

Deixo algumas perguntas e considerações para os vegetarianos refletirem.

Diga não ao proselitismo vegetariano.

1 comentário:

Paula Moiana da Costa disse...

Oi, Caio!
Então, algumas contra-argumentações à retórica costumeira dos vegetarianos radicais.
Abraços!

Arcada dentária
Os seres humanos não possuem mais dentes para rasgar a carne, porque desenvolveram ferramentas para isso. Deste modo, estes dentes se tornaram dispensáveis, e foram desaparecendo no decorrer da evolução. É possível dizer que nossos dentes não são como os dos grandes predadores, mas não são dentes como os de animais vegetarianos. São dentes de carnívoros.
As "garras" são percebidas como resquícios pelas unhas. Do mesmo modo, o desenvolvimento de ferramentas tornaram-nas dispensáveis. Mas tem que ser lembrado que a própria capacidade de aprendizado e de desenvolver estas ferramentas é natural ao ser humano, o que o torna um ótimo caçador.

Intestinos -
Não existe essa história de carne apodrecer, já que ela é digerida no estômago. O ser humano não pode ser comparado aos grandes predadores, porque eles só comem carne. Mas o intestino humano é comprido, como o de qualquer carnívoro, para promover a absorção.

Suco gástrico -
O ser humano tem o suco gástrico apropriado para comer carne, tanto quanto qualquer outro carnívoro. É fato que a carne é de uma digestão mais demorada. Mas os animais carnívoros não se alimentam todos os dias, por isso há essa impressão de que eles digerem mais rápido.


Proteínas -
Alguns aminoácidos essenciais são dificilmente encontrados em vegetais. As gorduras animais e vegetais são diferentes, porque uma é saturada, e a outra, insaturada. Além disso, o ferro hêmico só é econtrado em outros animais, e o ser humano tem dificuldades em absorver este elemento de outras fontes.


Saúde -
O vegetarianismo costuma vir associado a uma cultura de saúde. É mais comum este grupo praticar exercícios, evitar o fumo e bebidas alcóolicas.

O mercado vegetariano é mais barato porque exige menos custos. O impacto ambiental é o mesmo, porque numa área devastada para pastos poderia haver uma área dutilizada para a agricultura.