domingo, 29 de junho de 2008

Qual O Segredo Do Capitalismo?

Qualquer indivíduo na sociedade pode ser rico? Sim. O capitalismo é um sistema económico que de certa maneira permite todos de serem ricos. Para o pobre ser rico precisará de mais esforço, mas não é impossível nem anormal.

Vou colocar um exemplo bem simples que é de fácil entendimento, fiz essa escolha que é na minha área: engenharia civil. Um indivíduo que é pobre pode ir trabalhar como servente em obras de construção civil, depois de um certo tempo de aprendizado com o carpinteiro, este tem condições e se torna um também, mais tarde um mestre de obras, durante todo esse processo ele deve separar uma parte do seu salário para ele, ou seja, guardar.

O que acontece no sistema capitalista quando você guarda o dinheiro? Se você deixa de comprar um sapato o dono da sapataria deixa de ganhar e deixa de gastar com outras coisas, se todos deixarem de comprar os sapatos dele ele vai ter que despedir um funcionário, que não terá mais salário e deixará de gastar criando um ciclo, ou seja, ao economizar você automaticamente prejudica o sistema capitalista.

Ao mesmo tempo economizar é o mesmo que separar um dinheiro para você, e investir esse dinheiro para que não apenas uma minoria privilegiada possa se fazer uso da famosa “mais valia” de Karl Marx. Quanto maior o capital economizado, maior será o lucro. E quanto maior a parte do lucro que entrar para o capital que proporciona esse lucro maior será o aumento do lucro.

Porém conforme colocado na reflexão sobre a mídia. Quem propaga o consumismo somos nós. Ao se fazer propagandas colocamos para os outros os nossos serviços ou produtos como algo essencial para se viver, o que acontece é que ao invés de economizar você acaba se enganando, acreditando que realmente precisa daquele produto ou serviço, quando isso é uma mentira.

A chave é separar uma parte do dinheiro para você.

Obs: O texto não propõe uma discussão sobre sistemas economicos. Isso é um outro assunto, que ainda não tenho idéias concretas.

9 comentários:

KIKA disse...

Caio eu acho que todo mundo tem que guardar uma grana ...eu guardo para o Giux e vc guarda para o baby e para pagar a passagem da titia para portugal...... a tia ta ficnado espert no precis mais de desenho....

Caio Mariani disse...

Tia, mas lembre que guardar o dinheiro para gastar em algo mais caro é a mesma coisa que da-lo para o sistema capitalista, o interressante é sempre ter um dinheiro rendendo, trabalhando para você.

KIKA disse...

ai que lindo Caio ....!! eu fui a primeira a receber a resposta do filosofo....... ja anotei tudo .

Anónimo disse...

Olá,

Te convido a conhecer os meus blogs sobre tecnologia e games. Obrigado
desde já! Peço que considere adicioná-los ao seu leitor de RSS e ao
favoritos (blogroll) de seu blog. :)

http://www.manoel.eti.br/blog/
http://www.manoel.eti.br/games

Grande Abraço!

fenix forever disse...

|Olha Caio, eu não concordo muito com esse lance de que o Capitalismo ajuda qualquer um a ser rico não...e não é assim tão fácil, lutar pra dar a volta por cima.Principalmente, num país tão cheio de preconceitos e constrastes sociais.Um abraço! Vale o otimismo, ainda q um pouco idealizado.

Caio Mariani disse...

Olá Forever,

O capitalismo não ajuda ninguem, pelo contrário ele faz com que todo mundo queira comprar coisas desnecessárias, mas qualquer um pode "fugir" disso. Quanto mais pobre menor são as probabilidades de ser rico, as chances não são iguais para todos, mas existem sim.

Paula Moiana da Costa disse...

Caio,
na teoria, é fato que um servente de obras pode economizar uma parte de seu $. Mas, na prática, não é bem assim. Ele não tem que deixar de comprar um sapato legal para economizar, ele tem que andar descalço.
Além disso, vc critica o consumismo, como um entrave para conseguir ter bastante $. Mas qual é o objetivo de ficar rico? Ter maior poder de consumo. Dá na mesma...

Caio Mariani disse...

Paula,

Então na verdade um pedreiro pode economizar sim, eles gastam MUITO dinheiro com cigarro e bebidas, e muitas vezes não se esforçam tanto no trabalho para poder evoluir de cargo e ganhar mais dinheiro.
Na verdade eu não critico o comunismo, acredito que o sistema economico ideal seja o que é utilizado no paises escandinavos. Mas eu tenho uma idéia (apenas ideia) que este seja bem sucedido por causa do frio.

Caio Mariani disse...

vou fazer uma parte II, para esclarecer o que eu quis colocar nesse texto..