sábado, 28 de junho de 2008

Beleza II



Essa é a segunda parte, aconselho a ler a primeira parte primeiro: http://caiomariani.blogspot.com/2008/06/beleza.html

A beleza não é o único fator que determina a escolha do parceiro, existem mil e outros fatores que não veem ao caso, mas estes influem na visão do belo.

Os valores de cada um são diferentes, um homem pode considerar a mais bem adaptada aquela que é culta, inteligente ou aquela que tem aptidão com crianças e que vai cuidar bem dos seus filhos, isso com certeza vai influenciar no seu conceito de belo.

Veja o exemplo do Pierce Brosnan.

Todas as pessoas que gostam de seus parceiros, sem qualquer interresses material, vêem beleza nele, por mais que nós esperássemos que a mulher do Pierce Brosnan tivesse outro perfil, ele a considera bonita, pois o conceito de "bem adaptado" para ele é diferente do conceito coletivo. As pessoas nem sempre são afetadas pelo “belo” ditado pelo meio, os seus valores podem ser mais fortes.

2 comentários:

Paula Moiana da Costa disse...

Como vc imagina, concordo plenamente com tudo o que disse... rs
Mas tenho algumas questões á respeito da beleza que os valores adaptativos não conseguiram me responder, ainda. Uma delas é a beleza em qualquer coisa que não o sexo oposto. Porque conseguimos ver beleza numa paisagem, por exemplo? Ou num objeto? E porque a beleza referente a paisagens naturais costuma ser compartilhada (no sentido de todos considerarem-na bela), enquanto a beleza de objetos é relativa ao "gosto" de cada um? E, por fim, porque sentimos prazer em ver algo que consideramos belo?
O "senso de estética" deve ter algum valor adaptativo, já que é algo que todos possuem. Mas não imagino como isso possa ter ocorrido.

Comentário:0
Perguntas: 10
rsrsrs

abraços

Caio Mariani disse...

Sim Paula, eu tenho algumas considerações que talvez sejam a resposta, voce na verdade pediu um texto que iria vir mais tarde.
A paisagem bonita é aquela que gostaríamos de viver. Mas aqui no caso o grande ponto é a diferença entre o exótico, por exemplo uma paisagem com neve. Eu vou tratar sobre esse tema...