sábado, 28 de junho de 2008

Beleza

A beleza é um adjectivo que descreve o quê? Segundo o dicionário: http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx, o que podemos entender a partir daí? Analisando em partes a definição de beleza encontrada no dicionário, chegamos a conclusão que a beleza pode ou não ser universal.

Se tratando da beleza dos animais, algo necessário para este ser belo é a simetria e a harmonia, porém é só isso que define a beleza? São apenas essas características que “agradam aos olhos, que despertam agradavelmente os sentidos”? Não.

Nunca viu os quadros do século XVII? A mulher bela era a mulher gorda, só as ricas eram gordas, pois não trabalhavam e tinha condições financeiras para isso. No século passado a diferença é perceptível, enquanto no começo do século as bonitas eram um pouco mais gordinhas no final as magras foram o modelo de beleza. Complementando, a mulher considerada bonita é aquela que não tem calos na mão, que não tem cicatrizes, que não é fedida nem suja, pois essas características são de "trabalhadoras" (que fazem o serviço braçal, pobre), que não são consideradas bonitas.

O ser humano tem a tendência de achar o que é bem adaptado bonito. A beleza das pessoas muda de época para época. E é determinada pelos ricos “os mais adaptados", os que tem maior poder. O Tigre nos dá essa impressão de poder, a não ser os que são maltratados, que são fracos considerados feios. O Bonito e o Belo vêm do que o nosso cérebro entende e não apenas da aparência. O tigre é confiante, forte, veloz e isso nos traz admiração, e automaticamente os achamos belo, quando o que é maltratado pode ter a mesma aparência que o outro, mas o cérebro vai interpreta-lo como feio.

Porque é assim? Ou seja, porque quando uma pessoa sorri o cérebro interpreta como bonito (a não ser em alguns casos que achamos os dentes feio, pois estes não são do jeito que achamos que devem ser, do modelo de beleza da época)?

Para responder essas perguntas devemos analisar a evolução, ou seja, essa maneira do cérebro interpretar o belo foi essencial para o método de escolher os melhores parceiros, pois escolher o melhor adaptado é aumentar a probabilidade de nossa cria ser bem adaptada, logo os animais que entendiam o belo como o bem adaptado se procriavam com os bem adaptados transmitindo essa maneira de distinguir o bonito do feio para suas crias.

Parte II

1 comentário:

fenix forever disse...

pois é, a gente não percebe q nos influenciamos por conceitos alheios e q não nos preenchem em nada...mas ainda acredito que estamos crescendo!